A importância do fio dental na higiene bucal

A frase “A saúde começa pela boca” é o ponto de partida para nossa primeira matéria.

Quando falamos em higiene bucal, logo relacionamos em nossa memória, escova e pasta de dente. E não está errado. Mas tem uma peça fundamental que deve fazer parte de qualquer higienização bucal. Essa peça é o fio dental.

É comum ouvirmos em nossa clínica, que o paciente parou de passar o fio dental, pois a gengiva estava sangrando. Mas pasmem, amigos, nossa gengiva irá sangrar muito menos ou nem sangrar, se fizermos uso frequente desse artifício.

O fio dental chega a algumas áreas que a escova não pode alcança. Dessa forma, limpa resíduos de alimentos que passariam despercebidos pela escova de dente.

O uso do fio dental nos ajuda a prevenir uma doença pouco conhecida por todos, que é a Doença Periodontal.

E o que é a Doença Periodontal?

É uma doença de origem bacteriana, que afeta o tecido gengival e ósseo, podendo levar, se não tratada, a perda dos dentes.

Claro que junto com todo esse cuidado na higienização, é necessário ter o acompanhamento periódico do dentista, e realizar as manutenções periodontais (limpezas) nos prazos definidos pelo dentista.

Caso tenham maiores dúvidas ou queiram entender um pouco mais sobre os problemas que a falta da higiene bucal pode causar em nossa saúde, venha conhecer nossa clínica. A Castello Branco Odontologia está esperando por você!